CANTÃO DE BORACEIA - FOTO ROSELI JAN/10 - AONDE RESIDE O MEU CORAÇÃO

O DASA MAHAVIDYA ENTRA NUM FLUXO DE REEDIÇÃO.AO RELER VÁRIOS ESCRITOS AQUI POSTADOS, FICO PASMA E ENVERGONHADA. TOMO CONSCIÊNCIA DA DIMENSÃO DE MINHAS FACETAS DE MULHER. ALGUMAS BRILHANTES , OUTRAS TENEBROSAS.ENFIM PRESERVO AS TENEBROSAS, POIS NINGUÉM FOGE DO QUE É. E QUEM SABE AO REMEXER NESTES CASTELOS DE AREIA, EU ENFIM CONSIGA SARAR AS MINHAS FERIDAS.



QUANDO ALGO DEIXA DE EXISTIR ....NÃO HÁ O QUE DESCREVER....RESTA A LEMBRANÇA....QUE CADA UM PRESERV

QUANDO ALGO DEIXA DE EXISTIR ....NÃO HÁ O QUE DESCREVER....RESTA A LEMBRANÇA....QUE CADA UM PRESERV

DASA MAHAVIDYA - KAMLA

O DASA MAHAVIDYA
livro de areia
atemporal
tal qual as minhas lembranças.

domingo, 13 de abril de 2008

BOTA DENTRO...BOTA FORA !!!!


ESTOU EU AQUI NUM NÓ EXISTENCIAL!

PENSEM AMIGOS EM UM BAMBU E SEUS GOMOS . AO FINAL DE CADA GOMO TEMOS UM PONTO DE INSTERSEÇÃO QUE DELIMITA O FINAL DE UM GOMO E O INICIO DO OUTRO. ESTA INTERSEÇÃO É QUE ESTOU DENOMINADO DE NÓ, O QUE CONTÉM O QUE FOI E O QUE ESTA POR VIR.

UM NÓ EXISTENCIAL CONTÉM O ANTIGO E O DESCONHECIDO, NOS DEPARAMOS E RE-VIVEMOS O QUE FOI, E AO MESMO VIVEMOS O BROTAR DE NOVAS SEMENTES. É UM MOMENTO DIFICIL, ANGUSTIANTE E DESNORTEANTE E INCRIVELMENTE AFETADO POR TODOS OS AFETOS ANTERIORES E PELA INCOGNITA DE REAÇÕES AFETIVAS.

É ASSIM QUE ESTOU! NUM NÓ EXITENCIAL QUE ME DEFRONTA COM AS MINHAS CONSTRUÇÕES ANTERIORES, QUE REAPARECEM COM ROUPAGENS DIFERENTES NESTE AGORA! ACREDITO QUE É COM ESTA VISÃO QUE ENCARAMOS O QUE O NOVO NOS REVELA DE FRENTE, SEMPRE TENTAMOS VESTI-LOS COM AS ROUPAGENS ANTERIORES. NESTE DESESPERO DIANTE DO DESCONHECIDO NOS AGUARAMOS AO ANTIGO E ESTAGNAMOS, NÃO DAMOS O SALTO QUÂNTICO AO NOVO GOMO. PORÉM NO NÓ SÓ SE ENTRA NÚ , PELADO MESMO, E VEJAM BEM ISTO NÃO SIGNIFICA DESTITUIDO DO JÁ VIVIDO , POIS O ANTIGO TÁ ENCARNADO NAS CARNES E NÃO NA ROUPAGENS-DEFESA.

AGORA ENCOLHIDA E NUA , E TETANDO COM AS MÃOS SALVAGUADAR AS MINHAS PARTES INTIMAS , TENTANDO ABSORVER E ENTENDER O QUE ACONTECE E PARA ONDE VOU , QUE CAMINHO TOMO DIANTE DE TANTAS POSSIBILIDADES A FRENTE.

O QUE FAÇO COM QUE INSISTE EM RESSURGIR DO PASSADO, VEJAM AMIGOS DESISTI DE SEGURAR ESTAS ONDAS DE VIVENCIAS QUE SÃO VERDAEIROS TSUNAMIS. ELAS ME REMETEM A SENTIMENTOS ANTIGOS E VEJO-ME DIANTE DE NOVAS REAÇÕES E ABRINDO MÃO DE UMA ANTIGA ROSELI E PERDOANDO PESSOAS , AONDE ESTE PERDÃO CONFIGURA-SE EM EXCLUIR ESTAS PESSOAS DE MEU NOVO GOMO. NESTE GOMO JÁ NÃO HÁ LUGAR PARA ELAS.

ASSIM ESTOU RECICLANDO TUDO EM MINHA VIDA ...DE PERTENCES MATERIAIS... RELACIONAMENTOS AFETIVOS E PROFISSIONAIS...EMOÇÕES / SENTIMENTOS....E JOGANDO FORA AQUILO QUE NÃO MAIS ME PERTENCE E QUE NÃO QUERO E NÃO FAZ SENTIDO...O QUE NÃO TEM USO ....O QUE NÃO MAIS ME SERVE!

NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA SANTA , QUANDO OFICIALMENTE FUI NOMEADA COMO A NOVA DIRETORA TÉCNICA DO NAPS (NÚCLEO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL) , AONDE TRABALHO NESTE ÚLTIMOS 12 ANOS. PARTICIPEI DE UMA AÇÃO DE RESGATE A UM MUNICIPE , COMO DIRETORA/TÉCNICA. FOMOS CONVOCADOS PARA UMA AÇÃO DO DEPARTAMENTO DA ZOONOSE , AONDE ATRAVÉS DE UMA DENUNCIA E UMA AÇÃO JUDICIAL ESTARIA HAVENDO UMA LIMPEZA EM UMA RESIDENCIA DE UMA PESSOA QUE SOFRIA DE UMA DOENÇA (SINDROME DE DIOGINES), UMA SINDROME DE ACUMULAR "LIXO" E ANIMAIS EM SUA RESIDÊNCIA. A SITUAÇÃO ERA DE TAL VULTO QUE SEGUNDO A DELEGADA ENVOLVIDA NA AÇÃO , CERCA DE 10 TONELADAS DE "LIXO" FORAM REMOVIDOS DA RESIDÊNCIA , 20 CÃES HABITAVAM O LOCAL, AONDE ENCONTRARAM CARCAÇAS DE ANIMAIS MORTOS A MÊSES.. E DEVIDO A AUSÊNCIA DA MORADA NOS ULTIMOS 2 MÊSES (ELA ESTAVA VIAJANDO, ENCONTRAVA-SE NO NORDESTE , SUA TERRA NATAL ) .OS ANIMAIS POR FOME ESTAVAM COMENDO UNS AOS OUTROS. OS MAIS FRACOS SERVIAM DE ALIMENTO AOS MAIS FORTES, BEM COMO SERVIAM DE ALIMENTO TAMBÉM AS NOVAS CRIAS. QUANDO CHEGAMOS PARA AÇÃO DE LIMPEZA , OS CACHORROS JÁ HAVIAM SIDO LEVADOS, BEM COMO BOA PARTE DO LIXO DO QUINTAL (3 TONELADAS E MEIA), QUE ERA DE DEFECOS DE ANIMAIS E OUTROS ENTULHOS. SOBRAVAM NO LOCAL DOIS QUARTOS ENTULHADOS DE "COISAS", QUE MAL DAVA PARA SE CIRCULAR NOS RECINTOS. O CHEIRO DO LOCAL ERA INSUPORTÁVEL, HAVIA LAMA EM TUDO , NO CHÃO , NOS PERTENCEM. NUNCA VI ALGO IGUAL.

A NOSSA AÇÃO FOI ENCAMINHAR A SRA DE 74 ANOS A UM TRATAMENTO E INTERNAÇÃO HOSPITALAR.

FIQUEI IMPRESSIONDA, A SRA CHORAVA E PERGUNTAVA O PORQUE ESTAVAM FAZENDO ISSO COM ELA, COM SEUS ANIMAIS E PERTENCES. ELA POSSUIA ORIENTAÇÃO E LUCIDEZ SOBRE O QUE LHE OCORRIA E POUCA CRITICA SOBRE A SITUAÇÃO DE CALAMIDADE PERTENCES. O QUE ERA "LIXO" PARA A SOCIEDADE (VIZINHOS) PARA ELA ERA "OURO".

DEVIDO A AÇÃO JUDICIAL E AO ESTADO DE CONTAMINAÇÃO DO LOCAL , TUDO FOI JOGADO "FORA". HAVIA MINHOS DE RATOS E BARATAS EM TUDO!!!

ASSIM ESTA SRA. FOI INTERNADA EM HOSPITAL NOITE NO NAPS E LÁ FICOU POR CERCA DE UM MÊS ATÉ SE CONSEGUIR LOCALIZAR E RESPONSABILIZAR OS FAMILIARES QUE A ABANDONARAM DURANTE ANOS . NA ÚLTIMA SEXTA FEIRA EU A LEVEI DE VOLTA PARA VER A SUA RESIDÊNCIA E CONSTATAR O QUE HAVIA RESTADO DE SEUS PERTENCES! FOI UMA DAS CENAS MAIS TRISTE QUE VI E UMA DAS MAIS DIFICEIS COM TRABALHEI TECNICAMENTE.

A SUA CASA ESTA SENDO REFORMADA POR UM FAMILIAR, POIS ELA NÃO PODERIA VOLTAR SEM O MÍNIMO DE SANEAMENTO BÁSICO EM SUA RESIDÊNCIA. (LÁ NÃO HAVIA SANITÁRIO, ÁGUA ENCANADA, O PISO ERA DE TERRA E A UMIDADE ERA GRANDE NOS DOIS RECINTOS). ACORDEI DE FICAR HOSPEDADA NA RESIDÊNCIA DE SUA VIZINHA ATÉ A REFORMA SER EFETUADA.

HOJE, PENSANDO NESTA SITUAÇÃO E NA SINCRONICIDADE DESTA AÇÃO CORRESPONDER A MINHA NOMEAÇÃO COMO DIRETORA E COM OS PROBLEMAS QUE DESTAMPARAM NO NAPS APÓS A MINHA NOMEAÇÃO. TODOS OS PROBLEMAS E RECENTIMENTOS DE RELAÇÃO DA EQUIPE VIERAM A TONA, TODOS COMEÇARAM A RECLAMAR E APONTAR "OS ERROS" EXISTENTES NA UNIDADE., FATOS QUE ATÉ O MOMENTO CONVIVIAM E ESTAVAM ACOMODADOS COM ELES . E AS RESPECTIVAS COBRANÇAS DE RESOLUÇÃO.

ESTA ATITUDE BATEU NA BOCA DE MEU ESTOMAGO E FIQUEI COM MUITA RAIVA! AFINAL A EQUIPE HAVIA EXIGIDO A NOMEAÇÃO DE UM DOS TÉCNICOS PARA A NOVA DIREÇÃO. E A MAIORIA DA EQUIPE APOIOU A MINHA NOMEAÇÃO, E O PORQUE DESTA PRESSÃO IMEDIATA SOBRE A MINHA GESTÃO DE 15 DIAS!!

E COMO A RAIVA É A EMOÇÃO QUE CURA E DIRECIONA AS AÇÕES , OPTEI POR AÇÕES DE DEVOLVER AS COBRANÇAS E MOSTRAR O QUE "TODOS" "NÓS" ESTAVAMOS FAZENDO.

APESAR DE BOICOTES DE ALGUNS , A MAIORIA ENTENDEU E OPTAMOS POR UMA RECONSTRUÇÃO CONJUNTA.

ENTENDENDO AGORA A ANALOGIA E A COMPARAÇÃO SUBJETIVA DOS SOIS ACONTENCIMENTOS, O DA SRA DE 74 ANOS E A DO NAPS, VEJO QUE ENQUANTO EQUIPE TEMOS RESPONSABILIDADE PELO QUE ENTULHAMOS E QUE SE QUEREMOS MUDANÇAS DEVEMOS ABRIR MÃO DE NOSSOS GANHOS E COMODIDADES. AS DEFESAS DE CUPARMOS AS AUTORIDADES RESPONSÁVEIS PELA SITUAÇÃO É ESTERIL QUANDO NÃO ASSUMIMOS TAMBÉM AS NOSSAS RESPONSABILIDADES COM A SITUAÇÃO.

VOLTANDO AGORA PARA MEU INTIMO ENTENDO O QUANTO ESTAVA ASSUSTADA COM ESTA SITUAÇÃO , ASSUMIA A RESPONSABILIDADE TOTAL PELA REMOÇÃO DOS ENTULHOS, OS MEUS E DOS OUTROS. VEJO AGORA QUE SOU RESPONSAVEL PELA CONSTATAÇÃO E REMOÇÃO DE MEUS ENTULHOS E POR APONTAR E "ILUMINAR " OS ENTULHOS DOS OUTROS E QUEM SABE CONSIGAMOS UMA AÇÃO EFETIVAMENTE CONJUNTA DE RENOVAÇÃO, AONDE QUE A RESPONSABILIDADE SEJA MUTUA , E DESTA FORMA O FARDO MAIS LEVE PARA TODOS, PARA ISSO NECESSITAREMOS ABRIR MÃO DE NOSSAS VAIDADES EGOICAS E DE NOSSOS GANHOS SECUNDÁRIOS E VANTAGENS INDIVIDUALISTAS.

DURANTE AS ATIVIDADES DE DESLIGAMENTOS DAS ATIVIDADES QUE EXERCIA COMO TÉCNICA NO NAPS ANTERIORMENTE VÁRIOS FATOS ME CHAMARAM A ATENÇÃO :


  • DE FORMA UNANIME OS USUÁRIOS AOS QUAIS ATENDIA , APOIARAM E FICARAM FELIZ COM MINHA NOMEAÇÃO COMO DIRETORA, REVELARAM QUE ESTAVAM FELIZ POR MIM E POR ELES. POIS VIAM A NOMEAÇÃO FOI POR MERECIMENTO E QUE SE ERA UMA TÉCNICA COMPETENTE E QUE OS HAVIA AJUDA EM SUAS BUSCAS E CRESCIMENTOS PESSOAIS O MESMO EU ESTARIA FAZENDO PELA UNIDADE. A REAÇÃO DOS USUÁRIOS FOI DE ESPERANÇA E NÃO DE CONFLITO.

  • EXISTE UM NAPS QUE OS USUÁRIOS VÊEM E UM OUTRO QUE OS TÉCNICOS VÊEM E DE OUTRA FORMA DEVE EXISTIR UM TERCEIRO NAPS QUE A COORDENAÇÃO DE SAÚDE MENTAL CONCEBEM.

HOJE SINTO-ME MAIS FORTALECIDA DENTRO DESTA DECISÃO DE IR AO ENCONTRO DESSE NOVO GOMO EXISTÊNCIAL PROFISSIONAL E TENHO CERTEZA QUE ESTA É SÓ PONTA SO ICERBEG DESSE NOVO DEVIR. EM MOMENTOS DE RAIVA NESTA SEMANA CHEGUEI A PENSAR :



  • VOU ENTREGAR ESTA DIREÇÃO E VOLTAR A EXERCER AS ATIVIDADES QUE AMO, AO CONTRÁRIO DO QUE TODOS PENSAM NÃO TEREI VANTAGENS FINANCEIRAS COM ESTE NOVO CARGO, POIS ABRI NÃO DE ALGUMAS ATIVIDADES DE CONSULTÓRIO, ENTÃO VAI FICAR ELAS POR ELAS . IGNORO O STATUS DO CARGO, O PESO DESTA RESPONSABILIDADE É GRANDE E SOLITÁRIA.

HOJE, VEJO QUE É IMPOSSÍVEL VOLTAR A ATRÁS , POSSO ATÉ ABRIR MÃO DO CARGO, ENTRETANTO EU NÃO VOU CONSEGUIR SER A MESMA , EU ESTOU SAINDO DO ANTIGO GOMO E NÃO TEM VOLTA. E PARA ENCERRAR FICA AQUI UM OUTRO DEVANEIO QUE A SRA. 74 ANOS ME PROVOCOU :



  • EM SUA TRISTEZA ELA CHORAVA PELA PERCA DOS 20 CACHORROS QUE FORAM APREENDIDOS PELA ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS. ALIÁS TODA DENUNCIA TEVE INICIO A PARTIR DA DENUNCIA DE DUAS DELEGADAS DESSA ASSOCIAÇÃO DEVIDO AS CONDIÇÕES DESUMANAS EM QUE ESSES ANIMAIS SE ENCONTRAVAM....SEM ESPAÇO...LIBERDADE....DOENTES DEVIDO A FALTA DE HIGIENE DO ESPAÇOS....E DO CANIBALISMO. DOS 20 CACHORROS RETIRADOS APENAS 7 SOBREVIVERAM, VÁRIOS MORRERAM NO TRANSPORTE PARA ASSOCIAÇÃO, DEVIDO AS SUAS CONDIÇÕES DE SAÚDE. FIQUEI A REFLETIR SOBRE O AMOR E QUE ESTE ADOECE TAMBÉM ...OU O QUE CHAMAMOS DE AMOR É POSSE E SERVE AO NOSSOS DESEJOS, NECESSIDADES E INTERESSES APENAS ..NÃO OLHAMOS PARA AS NECESSIDADES DO QUE AMAMOS! E PARA NÃO ABRIR MÃO DE NOSSAS POSSES MATERIAIS E EGOICAS ACUMULAMOS NÃO SÓ PERTENCES , COMO TAMBÉM AFETOS , QUE SEM ESPAÇOS E CONDIÇÕES SE DETERIORAM E SE RETRO-ALIMETAM (COMEM -SE VIVOS) .

AMAR TALVEZ NÃO SEJA SÓ "BOTAR PARA DENTRO" E SIM TAMBÉM "BOTAR PARA FORA", VENDO A COPULA EXPRESSÃO FÍSICA MAIOR DO AMOR , QUE NÃO SÓ PROPORCIONA QUE A VIDA TENHA SUA CONTINUIDADE , MAIS QUE ALIMENTA DE PRAZER O ESPIRITO (VEJA BEM ENTENDO AQUI COMO ESPIRITO A UNICIDADE ENTRE MENTE , CORPO E NERGIA). É UM CONTINUO DE MOVIMENTOS DE ENTRAR E SAIR E É NESTE MOVIMENTO QUE O AMOR ACONTECE!


AMOR É VER O QUE SE AMA! E AI ENTENDI QUE ACEITEI ESTE CARGO POIS AMO MUITO AQUELE LUGAR E PRETENDO OCUPA-LO COM A AÇÃO DA "GAROTA DA LANTERNA" ( REFERÊNCIA A UM TEXTO NESTE BLOG COM O MESMO NOME). A CONDUTORA APENAS DAS NECESSIDADES DE QUEM GUIA , OU SEJA O NAPS.


NAMASTÊ


ROSE








2 comentários:

andre miolo disse...

E a garota da lanterna, deveras ilumina as psiques, e vou dizer almas mesmo, alheias. Essa viv~encia e associação entre esses dois acontecimentos ganharam, penso eu, essa terceira via de composição. através dessas palavras postadas aqui esse novo, esse iluminar ganhou outro espaço. Gostei demais da textura desse retalho.
namastê
andré

Rose666 disse...

E GRATA, pela presença sempre iluminadora no Dasa Mahavidya e pelo teu companheirismo no cotidiano, sem ele estes dias não seriam possíveis de enfrentar.
Por vce enxergar e valorizar a minha essência conseguindo me ver além dos papeis que ocupo. As vezes valoriza em mim competencias que desconheço.
Namastê a tua sinceridade , compaixão e sapiensia André
Rose