CANTÃO DE BORACEIA - FOTO ROSELI JAN/10 - AONDE RESIDE O MEU CORAÇÃO

O DASA MAHAVIDYA ENTRA NUM FLUXO DE REEDIÇÃO.AO RELER VÁRIOS ESCRITOS AQUI POSTADOS, FICO PASMA E ENVERGONHADA. TOMO CONSCIÊNCIA DA DIMENSÃO DE MINHAS FACETAS DE MULHER. ALGUMAS BRILHANTES , OUTRAS TENEBROSAS.ENFIM PRESERVO AS TENEBROSAS, POIS NINGUÉM FOGE DO QUE É. E QUEM SABE AO REMEXER NESTES CASTELOS DE AREIA, EU ENFIM CONSIGA SARAR AS MINHAS FERIDAS.



QUANDO ALGO DEIXA DE EXISTIR ....NÃO HÁ O QUE DESCREVER....RESTA A LEMBRANÇA....QUE CADA UM PRESERV

QUANDO ALGO DEIXA DE EXISTIR ....NÃO HÁ O QUE DESCREVER....RESTA A LEMBRANÇA....QUE CADA UM PRESERV

DASA MAHAVIDYA - KAMLA

O DASA MAHAVIDYA
livro de areia
atemporal
tal qual as minhas lembranças.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

HUMANIZAÇÃO

Humanizar um verbo em voga nestes últimos tempos!
Há políticas de ações voltadas a tornar os ambientes de trabalho e/ou de prestação de serviços mais humanos , acolhedores, menos frios.
Redundante !Sinal da Miséria Existencial que acomete a humanidade ! Seres humanos criam ações e diretrizes políticas tornar mais humanizados os ambientes que ocupam!!A desumanização é cria da ganância e da subjugação pelo abuso do poder.
De que humanizações estão falando? E a que desumanização estamos nos referindo?
Os espaços ficam frios, gelados a partir do momento em que o lucro desmedido é objetivado, seja ele concreto ou abstrato e no geral é obvio uma conjunção dos dois.A análise acima pode ser a primeira vista avaliada como simplória e ingênua . E alguns vão me dizer : “A conjuntura é mais complexa"... E lá vem análise e análise....
A desumanizarão nasce nos pequenos atos cotidianos, todos nós no fundo valorizamos estas condutas, senão, não seria o perfil das pessoas que ocupam o escalão do poder. Somos nós que os colocamos lá e no fundo invejamos o lugar que ocupam! Tanto cobiçamos seu poder , que imitamos os seus atos em pequenas fraucatuas cotidianas, quer seja no ganho de migalhas ou nodesrespeito cotidiano nas relações humanas e com a vida deste planeta.
Reich, traduzindo grosso modo os seus pensamentos, referia -se que quando um tirano é deposto ,aquele que o destitui ao assumir o poder torna-se pior que ele. É a natureza humana ! Discordo! Fecho com Reich. Sou mais otimista com relação à humanidade. Este comportamento não tem suas raízes na pulsão de morte e sim no nosso sistema patriarcal. Nas relações de mais valia que estrutura nossa sociedade e mutila a nossa humanidade, dignidade, a busca pelo prazer e nos distancia de nossa natureza primaria.Sistema este enraizado nas ações cotidianas, nas relações afetivas e na alienação de nossos desejos. Quanto mais sofisticados nos tornamos ,mais precisamos nos sutilizar dos subterfúgios das máscaras .Criamos postulados epolíticas de ações , nos enfiamos horas a fins em reuniões discutindo as diretrizes para implantação destas ações . Ao mesmo tempo em que desmerecemos o colega ao lado porque em um dado momento mostrou ser mais capaz que eu!
Estamos tão familiarizados com a desumanização que a indiferença diante dos pequenos e grandes horrores cotidianos é normal, uma reação adequada,valorizada! O Homus Sapiense racional não pode deixar se afetar. Algumas e talvez igenuamente vejo que nos armamos dessas intelectualizações porque no fundo sabemos que se uma oportunidade nos cair nas mãos faremos o mesmo!
A desumanização é uma porta aberta dos manicomios existencial! Sintoma da peste emocional que nos assola, corroe as entranhas da dignidade humana.
Neste sentido somos todos excluídos e violentados em nossas dignidades existenciais e não só aqueles a quem cuidamos e criamos ações de inserção social.
Carece questionarmos as nossas duplas mensagens, duplas ações! Urge olharmos para nossa "dupla personalidade", para nossos papeis, intenções ações implicitas e explecitas, para dicotomia presente em nossos "corações" , para o Dr. Jack e Heide que reside dentro de cada um.


Namastê
A Dignidade presente nas pequenas ações éticas cotidianas.
Sem ela não há Humanização
NAMASTÊ
!
ROSELI T. MONTANARI

Nenhum comentário: