CANTÃO DE BORACEIA - FOTO ROSELI JAN/10 - AONDE RESIDE O MEU CORAÇÃO

O DASA MAHAVIDYA ENTRA NUM FLUXO DE REEDIÇÃO.AO RELER VÁRIOS ESCRITOS AQUI POSTADOS, FICO PASMA E ENVERGONHADA. TOMO CONSCIÊNCIA DA DIMENSÃO DE MINHAS FACETAS DE MULHER. ALGUMAS BRILHANTES , OUTRAS TENEBROSAS.ENFIM PRESERVO AS TENEBROSAS, POIS NINGUÉM FOGE DO QUE É. E QUEM SABE AO REMEXER NESTES CASTELOS DE AREIA, EU ENFIM CONSIGA SARAR AS MINHAS FERIDAS.



QUANDO ALGO DEIXA DE EXISTIR ....NÃO HÁ O QUE DESCREVER....RESTA A LEMBRANÇA....QUE CADA UM PRESERV

QUANDO ALGO DEIXA DE EXISTIR ....NÃO HÁ O QUE DESCREVER....RESTA A LEMBRANÇA....QUE CADA UM PRESERV

DASA MAHAVIDYA - KAMLA

O DASA MAHAVIDYA
livro de areia
atemporal
tal qual as minhas lembranças.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

LIVRO DE AREIA - CAPITULO 23 (CONTINUAÇÃO)

TÍTULO : NOITES DE OUTONO
APESAR DO LATEJAR DO CORPO, SINAL DA EXAUSTÃO FÍSICA QUE ME DEPARO TODO FINAL DE DIA NESTES LONGOS 3 MÊSES! ESTOU SOSSEGADAMENTE A ESPERAR O PROXIMO CLIENTE NA JANELA DA SALA DO CONSULTÓRIO. SIMPLESMENTE ME DELEITO COM O FINAL DO ENTARDECER E O INICIO DA NOITE. FICO PERDIDA NAS CORES CONTIDAS NO CÉU DE INVERNO, NO BRILHO DAS POUCAS ESTRELAS, FICO A OBSERVAR O VAI E VEM DO FLUXO DA VIDA ACONTECENDO NAS CALÇADAS, NO ASFALTO.
PERCEBO O CANSAÇO VEM APÓS O RELAXAMENTO, DURANTE O DIA TENHO ACELERADO ATÉ PARA DAR CABO DE TANTOS AFAZERES E MUITOS NADA GRATIFICANTES, O ESTADO DE STRESS CONTINUA. EM BREVE TEREI DE TOMAREI POSIÇÕES QUE EM NADA ME AGRADAM E QUE FOGEM MUITO DE MEU PERFIL.
TRANSFERIR FUNCIONÁRIOS E OUTRAS ATITUDES ADMINISTRATIVAS QUE ME NADA ME AGRADAM, PRINCIPALMENTE PELAS FORMAS QUE AS TEREI QUE FAZER EM GERAL SER DIRETA E FRANCA MARCAM AS MINHAS AÇÕES. AGORA O LUGAR QUE OCUPO NEM SEMPRE TEREI DE AGIR ASSIM E ISTO ME ANGUSTIA, EMBORA CIENTE DE QUE ESTOU TOMANDO OS MAIORES CUIDADOS PARA QUE AS SITUAÇÕES SE COPNFIGUREM POR ATITUDES DE ABUSO DE PODER. ESTOU EM PAZ, POIS BEM SEI QUE TODAS AS CHANCES FORAM DADAS E AS PESSOAS, AFORA SUAS LIMITAÇÕES, SÃO RESPONSÁVEIS POR SUAS ATITUDES.
VOLTANDO, NÃO ESTOU AQUI PARA FALAR DESSAS "COISAS" E SIM REGISTRAR O INICIO DO DESPERTAR DE UM NOVO ESTÁGIO. SEMPRE QUANDO ME DEPARO A SENSAÇÃO DE BEM ESTAR SEM TER RAZÕES APARENTES PARA TAL, VISLUMBRO NOVOS DIAS E MUDANÇAS DE PARADGMA EM MINHA VIDA.
SOU TOMADA POR UM ESTADO DE EXTASE DIANTE DA NOITE E DA VIDA QUE OBSERVO ACONTECER LÁ FORA, A VISÃO É HARMONICA E BELA, TUDO COMPÕEM A NOITE DE OUTONO NUMA SNCRONIA INTENSA E AI NÃO SOU ESPECTADORA, SOU SUJEITO TAMBÉM. SINTO A EXCITAÇÃO SURGE E PERCORRER O CORPO. SOU DESPERTADA DESTE DEVANEIO PELA CHEGADA DE MINHA SOCIA. E APÓS OS CUMPRIMENTOS CORDIAIS LHE DIGO : - HÁ TREIS MÊSES NÃO ME SENTIA TÃO BEM , SABE FELIZ SEM RAZÕES , APENAS FELIZ! E CÁ COMIGO REFLITO, RAIOS ESTES MESES FORAM FODA MESMO, É A PRIMEIRA VEZ QUE ME SINTO BONITA E EXCITADA EM TRES MESES!! VIVA!!!
FOCANDO A VIDA E NÃO AS MORTES!
AO DIRIGIR O AUTOMÓVEL RUMO A MINHA RESIDÊNCIA, PERCEBO O QUANTO É IMPORTANTE A TROCA AFETIVA PARA MIM, JÁ NÃO TENHO OS PRAZERES ANTERIORES DA FUNÇÃO QUE EXERCIA, NO ENTANTO SINTO-ME ENERGIZADA, ENCONTREI O QUE ME ALIMENTA : O AFETO QUE A EQUIPE NUTRE POR MIM , E ISTO ME RETRO-ALIMENTA.
NO FINAL DO DIA NAS CONVERSAS DE FIM DE TARDE NOS JARDINS DO NAPS, AS PESSOAS EXPRESSAM SUAS OPINIÕES, REFERE-SE A EU NÃO TER UM PERFIL DO CHEFE, NO ENTANDO ISTO
TEM LÁ SEUS LADOS POSITIVOS, DIZEM QUE MINHA PERMISSIVIDADE E ECENTRICIDADE PERMITE QUE ELES POSSAM SENTIR- SE MAIS LIVRES, A VONTADE EM MOSTRAR QUEM ELES SÃO REALMENTE. ALGO DIFERENTE ACONTECE LÁ, NÃO FOFOCAM A MEU RESPEITO PELAS COSTAS, DIZEM O QUE PENSAM NA MINHA FRENTE.
ESTOU CIENTE DE QUE ESTA FORMA DE EU SER SE CONFIGURA EM UM "PERIGO", MAS ESTOU DISPOSTA A ARRISCAR! NO MOMENTO ESTAS DEMONSTRAÇÕES DE AFETO ME NUTRIRAM, E SEI A RAZÃO, EU ESTOU SENDO VISTA COMO PESSOA.
EMBORA O MAIS IMPORTANTE É QUE SINTO QUE A RODA GIRA EM RUMOS E COMEÇO A SONHAR COM NOVAS POSSIBILIDADES DE SER.
NAMASTÊ
ROSE
NAMASTÊ
03/06/08 POR BAGALA ÀS 21:48 H


TÍTULO : UM UNIVERSO ALÉM DAS LÁPIDES
SEM TEXTO
07/06/08 BAGALA ÀS 09h34min
TÍTULO : EITA! VOLTEI
SEM TEXTO
08/06/08 POR BAGALA ÀS 16h52min
TÍTULO : NARCISO
DENTRO DAS ESFERAS DOS POSSÍVEIS E VISÍVEIS, DEIXO AQUI UM TEXTO DE ALEXANDER LOWEN , QUE DE FORMA SINCRÔNICA VEIO
AS MINHAS MÃOS , HOJE.
HÁ MUITO JÁ ERA CONHECIDO SEU CONTEUDO E ACREDITO QUE ESSE VISLUMBRE DE AGORA , UM SALTO DIRIA, A NÍVEL DE APROFUNDAR E AO MESMO TEMPO UM ESPELHAR DE FACES NARCISICAS , TALVEZ SÓ SEJA POSSÍVEL , POIS ESTOU MAIS PERTO DO MEU SELF DO QUE DE MINHAS IMAGENS.
SINCRONICO , POIS AO MESMO TEMPO QUE ESTUDO DASA CHINNAMASTA, A QUE DESTROE AS ILUSÕES DO EGO , AO MESMO TEMPO VOLTO A ESTUDAR A CONCEPÇÃO DE LOWEN SOBRE O "NARCISISMO".
DEIXO NA INTEGRA A INTRODUÇÃO AO LIVRO :
"NARCISISMO" NEGAÇÃO DO VERDADEIRO SELF
EDITORA CILTRIX
HOJE, NÃO IREI FAZER AS CORRELAÇÕES , ELAS ENCONTRAM EM OUTRO TEXTO NÃO POSTADO!
ENTÃO POR HORA DESFRUTEM DA LEITURA!
"O narcisismo descreve uma condição psicológica e uma condição cultural. Em nível individual, indica uma perturbação da personalidade caracterizada por um investimento exagerado na imagem da própria pessoa à custa do self. Os narcisistas estão mais preocupados com o modo como se apresentam do que com o que sentem. De fato, eles negam quaisquer sentimentos que contradizem
a imagem que procuram apresentar. Agindo sem sentimento, tendem a ser sedutores e ardilosos, empenhando-se na obtenção de poder e de controle. São egoístas , concentrados em seus próprios interesses, mas carentes dos verdadeiros valores do self - notadamente, auto-expressão, serenidade, dignidade e integridade. Aos narcisistas falta um sentimento do self, vivem a vida como algo vazio e destituído de significado. É um estado de desolação.
Em nível cultural, o narcisismo pode ser considerado como perda de valores humanos - uma ausência de interesse pelo meio ambiente, pela qualidade de vida, pelos seres humanos seus semelhantes. Uma sociedade que sacrifica o meio ambiente natural em nome do lucro e do poder revela sua insensibilidade em face das necessidades humanas. A proliferação de coisas materiais converte-se em medida de progresso na vida, e o homem é oposto à mulher, o trabalhador ao patrão, o individuo à comunidade. Quando a riqueza ocupa uma posição mais elevada do que a sabedoria, quando a notoriedade é mais admirada do que a dignidade, quando p êxito é mais importante de que o respeito por si mesmo, a própria cultura sobrevaloriza a "imagem" e deve ser considerada narcisista.
O narcisismo do indivíduo corre a par com o da cultura. Modelamos nossa cultura de acordo com nossa imagem e, por sua vez, somos modelados por essa cultura. Podemos entender uma sem compreender a outra? Pode a psicologia ignorar a sociologia, ou vice-versa?
09/06/08 POR BAGALA ÀS 20:17


TÍTULO : SELF VERSUS AUTO-IMAGEM IDEALIZADA
NESTES ÚLTIMOS DIAS TENHO PESQUISADO, TANTO A NÍVEL INTERNO, QUANTO A NÍVEL EXTERNO. NUM EMPENHO DIALÉTICO DE AUTO-ANÁLISE, ANÁLISE INSTITUCIONAL E A BUSCA POR CONHECIMENTOS QUE COLABOREM A ELUCIDAR AS DIFICULDADES QUE CONFRONTO NO COTIDIANO, E QUE NORTEIEM AS MINHAS AÇÕES.
ESTE DIFICIL EXERCÍCIO, UM TANTO SOLITÁRIO, TEM SURTIDO ENORMES RESULTADOS. O MEU TERMOMETRO É A PAZ INTERIOR QUE ME ENCONTRO. O DIA FOI TENSO NO SENTIDO DE TER QUE ADMINISTRAR
CONFLITOS E MUITOS DELES EU NÃO OS CRIEI! NO ENTANTO CONFIGURAM-SE EM UMA HERANÇA QUE ACEITEI, MEIO A CONTRA GOSTO, A ADMINISTRAR.
DUAS LINHAS NORTEAM ESTES DIAS, UMA É MEDITAÇÃO SOBRE AS ÚLTIMAS MAHAVIDYAS QUE TENHO EXPERIENCIADO, E A OUTRA É A ESTUDOS SOBRE OS CONCEITOS DE PESTE EMOCIONAL DE REICH E OS CONCEITOS DE NARCISISMO DE LOWEN. O CASAMENTO ENTRE ELES TEM PROVOCADO UM OLHAR SOBRE O MEU COMPORTAMENTO E AJUDADO A ENTENDER E PROCESSAR O NÍVEL DE DIFICULDADE QUE ENFRENTADO NESTE MOMENTO DE VIDA.
A PAZ REALMENTE NOS ARREBATA APÓS ENCONTRARMOS A LUCIDEZ, E ESTA ÚLTIMA NÃO É UMA AQUISIÇÃO RACIONAL, FRUTO DE ANÁLISES INTELECTUAIS APENAS. É O FECHAMENTO DE UM PROCESSO ENERGÉTICO, UM PERCURSOS POR NOSSAS AFETAÇÕES EMOCIONAIS INTERNAS E EXTERNAS, PELA ESPONTANEIDADE DE NOSSAS AÇÕES E PELO LUTO DAS PERDAS DE NOSSOS IDEIAIS EGOÍCOS. A LUCIDEZ VEM DO CONTATO COM NOSSA INTIMIDADE, COM NOSSAS LIMITAÇÕES E COM A SINCERIDADE E COM A CORAGEM DE NOS CONFRONTARMOS COM REAIS ENLACES CONTIDOS ENTRE NOSSOS SENTIMENTOS, PENSAMENTOS E AÇÕES. ESTE PROCESSO NOS LEVA AO ENCONTRO DE NOSSO SELF, QUEM REALMENTE SOMOS E CONSEGUIMOS “SER “. E NÃO QUEM QUEREMOS SER , QUEM QUEREM QUE SEJAMOS.
CONCEBO COMO LUCIDEZ NESTE MOMENTO, O ENTENDIMENTO DESTE PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE TÉCNICA PARA DIERETORA DO NAPS E A SIMULTÂNEA CONFIGURAÇÃO INSTITUCIONAL QUE O NAPS ESTÁ INSERIDO.
AO MEDITAR SOBRE O DECORRER DO DIA, SOU ARREBATADA PELA CONSCIENCIA DE ALGUMAS DE MINHAS AÇÕES, ALGUMAS IMPULSIVAS E OUTRAS DE UMA SERENIDADE IMENSA. O FATO ÚLTIMO ESTE QUE NÃO EXPERIENCIAVA NESTES MÊSES. SEM MUITO REFLETIR TOMO A INICIATIVA DE FAZER UMA MUDANÇA NA CONFIGURAÇÃO DOS MÓVEIS DA SALA DE ADMINISTRAÇÃO, ONDE FICA A MESA DE TRABALHO DA ENCARREGADA TÉCNICA. ESTA MESA QUE OCUPO FICAVA NA ENTRADA
DA SALA, QUE ERA UMA PORTA ABERTA PARA TODOS, USUÁRIOS, FUNCIONÁRIOS. A FALTA DE TOTAL LIMITE E INVASÃO DESTE LUGAR ERA DE TODAS AS ORDENS E DIFICULTAVA ATÉ EU CONSEGUIR LER E ENTENDER UM SIMPLES MEMORANDO! TENHO DIGERIDO MUITO ESTE LUGAR QUE ACEITEI OCUPAR, ELE REVELA-SE POR UM CONFLITO, POR UM LADO A CONSTRUÇÃO QUE TENHO FEITO DESTA NOVA FUNÇÃO .
DENTRO DE MINHAS POTENCIAS E LIMITAÇÕES , POR OUTRO LADO A DEMANDA DE ESPECTATIVAS QUE DESABARAM SOBRE MIM , VINDAS DA EQUIPE, DOS USUÁRIOS DA UNIDADE E DA COORDENAÇÃO DE SAÚDE MENTAL. E COM O AGRAVANTE DE QUE TODOS ESTES CONFLITOS NA MINHA VIDA PROFISSIONAL ME REVER AS ESFERAS DE MINHA VIDA PESSOAL, REVER OS CURSOS QUE ELAS TÊM TOMADA NESTES ÚLTIMOS TEMPOS, MINHA VIDA AMOROSA E FAMILIAR. NA REALIDADE MUDAMOS OS CENÁRIOS APENAS, O TEMA PERMANECE! MAS A ENERGIA QUE COMPÕEM A FORMA QUE NOS RELACIONAMOS É A MESMA EM TODO O LUGAR!
VOLTANDO, ENTENDI O DESCONFORTO COM O POSICIONAMENTO DA MESA DE TRABALHO. HÁ NÍVEL SIMBOLO E REAL, REVELA QUE EU ESTAVA SUFOCADA E INVADIDA, POIS ESTOU OCUPANDO O PAPEL ANTERIOR DE TÉCNICA E O NOVO DE ENCARREGADA. A DEMANDA DOS USUÁRIOS É A MESMA SOBRE MIM, ACRESCIDA AGORA DO LUGAR DE PODER DE RESOLUÇÃO. ENTÃO TODOS OS PROBLEMAS QUE OCORREM NO NAPS VEM A MIM A TODO INSTANTE DE FORMA ININTERRUPTA! O MESMO OCORRE COM OS FUNCIONÁRIOS A TODO MINUTO, AS VÊZES FALAM COMIGO SEM RESPEITAR O QUE ESTOU FAZENDO, OU QUAL PROBLEMA QUE ESTOU ADMINISTRANDO. SINTO QUE MEU TRABALHO ADMINISTRATIVO NÃO RENDE, ELE FICA IMPERRADO! E É DESGASTANTE.
ENFRENTAMOS TODOS NO NAPS UM MOMENTO DE TRANSIÇÃO, VEJO QUE É DIFICIL PARA TODOS ! A MINHA CARACTERISTICA E PERFIL SEMPRE FOI COMPOR PELA COLETIVIDADE, TANTO NA RELAÇÃO COM OS COLEGAS DE TRABALHO, BEM COMO, COM OS USUÁRIOS. DAÍ EU VEJO A DEMANDA ATUAL SOBRE MIM. FALANDO DO CAMPO DE MINHA VISÃO,
SINTO-ME SOZINHA, O LUGAR QUE OCUPO IMPEDE ESTE COMPOR COLETIVO. EU REPRESENTO O PODER E HÁ MOMENTOS EM QUE NÃO TENHO COM QUEM. SÓ CONSIGO ENCONTRAR SAÍDAS PARA SITUAÇÕES QUANDO AS REPARTO! TENHO TIDO SÉRIAS DIFICULDADE EM ASSUMIR ESTA NOVA POSTURA E TENHO CONSCIENCIA QUE SE NÃO CONSEGUIR MUDAR DE ATITUTE PODEREI TER SÉRIOS PROBLEMAS.

AO RETOMAR O CONTATO COM A VISÃO DE LOWEN SOBRE O NARCISISMO, E SUAS RAIZES NOS PROCESSOS INDIVIDUAIS E CULTURAIS DO HOMEM NO MOMENTO. A CONSTRUÇÃO DE IMAGENS, PRIVELIGIANDO A EFICIÊNCIA, O PODER, AS PROPRIAS NECESSIDADES EM DETRIMENTO DOS SENTIMENTOS E DOS VALORES HUMANOS. E COMO OS VALORES SÃO DISTORCIDOS E MANIPULADOS EM PROL DOS VALORES DE SUCESSO, DE SUBJUGAÇÃO. ENCONTRO A RESPOSTA!
O NARCISISMO É A PESTE QUE ASSOLA A NOSSA SOCIEDADE, NOS DISTANCIAMOS DE NOSSOS SELF'S E CONSTRUÍMOS IMAGENS IDEALIZADAS DE QUEM SOMOS E DE QUEM QUEREMOS QUE O OUTRO SEJA. NA REALIDADE REPARTIMOS O MUNDO EM "BANDIDOS" E "MOCINHOS" E VIAJAMOS POR ESSES POLOS SEGUNDO A NOSSA CONVENIÊNCIA. DESCONECTAMOS DE NOSSOS SENTIMENTOS E DE NOSSOS 'CORPOS' .
AO OPERAR A MUDANÇA NA SALA DE ADMINISTRAÇÃO REALMENTE OCUPO O MEU LUGAR , NO CONCRETO E NO SIMBOLICO. ESTA AÇÃO REVELA QUE SOU UMA PESSOA E NÃO UMA IMAGEM .
EM ALGUNS TEXTOS ATRÁS FALEI DE MEU SOFRIMENTO AO ELABORAR O LUTO PELA PERDA DO PAPEL DE TÉCNICA. ELE ENVOLVEU AS PERDAS CONCRETAS DOS PROJETOS TERAPEUTICOS EM QUE ESTAVA ENVOLVIDA, UMA MUDANÇA NA RELAÇÃO COTIDIANA COM OS USUÁRIOS E OS TÉCNICOS. HOUVE UMA PERDA NAS RELAÇÕES COTIDIANAS DE INTIMIDADE E CUMPLICIDADE. ESTA PERDA FOI REAL E PROFUNDAMENTE NEGADA PELA EQUIPE, POR MAIS QUE A VAGA DE PSICOLOGA SEJA REPOSTA, O MEU TRABALHO NÃO SERÁ, PERDEMOS QUEM DESENVOLVIA A ANÁLISE BIOENERGÉTICA COM OS USUÁRIOS.
E ME ASSUSTA E INTRISTECE AO PERCEBER QUE ISTO É UMA PERCA SOMENTE PARA MIM E PARA OS USUÁRIOS QUE FREQUENTAVAM OS MEUS GRUPOS. A EQUIPE SIMPLESMENTE NEGA!
A CONCEPÇÃO QUE ENVOLVE O PENSAMENTO REICHIANO É NOVAMENTE NEGADO ! QUE LEGADO! PORQUE SERÁ!
VEJO UM MOVIMENTO QUE ME ASSUSTA, CADA VEZ MAIS VEMOS OS CASOS SOB O PRISMA PSIQUIÁTRICO E MEDICAMENTOSO, FALAMOS DE PESSOAS EM TERMOS DE CID, ELE É UM F20 (ESQUIZOFRENIA) É NOSSO!
AO MESMO TEMPO EM QUE APONTAMOS O DEDO A OUTRAS UNIDADES QUE VÊEM A MEDICAÇÃO COMO A ÚNICA RESPOSTA AOS INCOMODOS PROVOCADOS PELA CRISE.
RESPONDO A QUESTÃO ACIMA, SÓ PODEMOS NEGAR UM TRABALHO QUE FOCAVA A VISÃO DA INTEGRIDADE DO INDIVIDUO, OS PROCESSOS DE AUTO-REGULAÇÃO ENERGÉTICOS, NA PESSOA E NÃO NA DOENÇA!
VIVER ESTE LUTO FEZ-ME ELABORAR E ACEITAR O ATUAL MOVIMENTO!
EMBORA ENTRISTECIDA!
10/06/08 POR BAGALA ÀS 21:22
TÍTULO : SERRA DO LUAR
SEM TEXTO
12/06/08 POR BAGALA ÀS 18h46min


ENCERRO POR AGORA COM A CANAÇÃO SERRA DO LUAR


ROSELI – 19/01/09

Nenhum comentário: