CANTÃO DE BORACEIA - FOTO ROSELI JAN/10 - AONDE RESIDE O MEU CORAÇÃO

O DASA MAHAVIDYA ENTRA NUM FLUXO DE REEDIÇÃO.AO RELER VÁRIOS ESCRITOS AQUI POSTADOS, FICO PASMA E ENVERGONHADA. TOMO CONSCIÊNCIA DA DIMENSÃO DE MINHAS FACETAS DE MULHER. ALGUMAS BRILHANTES , OUTRAS TENEBROSAS.ENFIM PRESERVO AS TENEBROSAS, POIS NINGUÉM FOGE DO QUE É. E QUEM SABE AO REMEXER NESTES CASTELOS DE AREIA, EU ENFIM CONSIGA SARAR AS MINHAS FERIDAS.



QUANDO ALGO DEIXA DE EXISTIR ....NÃO HÁ O QUE DESCREVER....RESTA A LEMBRANÇA....QUE CADA UM PRESERV

QUANDO ALGO DEIXA DE EXISTIR ....NÃO HÁ O QUE DESCREVER....RESTA A LEMBRANÇA....QUE CADA UM PRESERV

DASA MAHAVIDYA - KAMLA

O DASA MAHAVIDYA
livro de areia
atemporal
tal qual as minhas lembranças.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

LIVRO DE AREIA - CAPITULO 32

INTRODUÇÃO
NESTE DIAS DE REESDIÇÃO DO BLOG, AUMENTOU O Nº DE ACESSO. SERÁ COINCIDENCIA?
SEI LÁ, O AUMENTO DE VISITAS NO BLOG É DEVIDO AS PEQUISAS ALEATÓRIA NA NET. OU REALMENTE HÁ ALGUMAS PESSOAS QUE ESTÃO ACOMPANHANDO ASSIDUA NESTE LOCAL.
SEMPRE TENHO A SENSAÇÃO QUE FALO SOZINHA! ENTÃO DICO COM A PRIMEIRA IDEIA.
ISTO ME OCASIONA UM FRIO NA BOCA DO ESTOMAGO. QUALQUER UM TEM ACESSO NESTE UNIVERSO AO QUE FALO !
AMIGOS NÃO SOU IGENUA, EU SEI QUE SEMPRE FOI ASSIM! MAS ALGO ESTYA MUDANDO DENTRO DE MIM, COM RELAÇÃO AO DEIXAR A MINHA VIDA TÃO PUBLICA.
JÁ TINHA TOMADO A DECISÃO, HÁ DIAS ATRÁS, QUE AS AREIAS DAS DUNAS SUGARÃO ESTE PRIMEIRO CAPITULO .
ROSELI
21/01/09
Continua ....
Ontem apenas dei início inicio a atual tarefa e fui fazer outras coisas, assistir filme , desenhar e etc.
Fui despertada pela manhã por um sonho , do qual não me recordo em nada absolutamente. A primeira idéia que veio ao pensamento foi uma conclusão. A insistência da amiga Doutora para que eu retornasse a ser técnica no NAPS , e suas falas de como valoriza o meu trabalho e toda a minha jornada de criações inovadoras dentro do campo da bioenergética no tratamento à psicose. Ela consegue ver que muitos fazem psicoterapia corporal com psicóticos, no entanto o meu trabalho difere-se por trabalhar à nível energético . E isto é inovador, ou o foi há anos atrás. Fui a primeira dentro dos aparatos NAPS da cidade a introduzir trabalhos de bioenergética e até corporais com psicóticos. A partir daí surgiram os trabalhos que hoje existem na rede saúde. E que um dia me recordou destes fatos foi o Coordenador de Saúde Mental.
Amanheço vendo perfeitamente que a minha intuição de que os temores que afloraram quando fui chamada a ocupar o cargo eram reais: Primeiro era enfrentar o desconhecido, sair da minha área de conforto , que na época esta acomodação já me estrangulava . Vários foram os pedidos de transferência da unidade que efetuei. Em meados de novembro/08 , arrumava os armários e os documentos , no intuito de entregar a minha gestão com a documentação da unidade mais organizada . Situação diferente do que me foi entregue. Há efetuar a tarefa de organizar os papeis encontro lá entulhado todos os documentos de pedido de transferência! Eles nunca foram encaminhados! Outro documento que encontro me deixa atônita. Uma carta de uma usuária falando da importância que a bioenergética teve em seu tratamento, na simplicidade de sua redação, ela fala de seu processo e do que lá reviveu e como esta experiência a resgatou e organizou . Era também uma reivindicação para reforma da sala de bioenergética , pois a mesma havia sofrido uma ação destrutiva. Naquela época a unidade passava por sua primeira reforma e a unidade estava locada em um prédio em frente ao NAPS, uma escola desativada. E os técnicos para dar uma escapada da unidade , se refugiavam a sala de bioenergética. Sei que também lá levavam pessoas para fazerem “ orações evangélicas” . A ação que provocou a destruição co carpete da sala foi durante as minhas férias de julho. Avaliando antes de sair de férias que o carpete da sala deveria ser limpo deixei o meu aspirador de água na unidade e orientei ao serviço de limpeza a maneira correta de como deveria ser lavado, e obvio num dia de sol . Quando retorno e abro a sala encontro o carpete apodrecido e ainda encharcado. Estava destruído, tive que arrancá-lo , deixando o chão no cimento puro.
Eu e os usuários tentamos dar continuidade ao trabalho, mas era impossível devido a falta das condições físicas. As colegas que realizavam o trabalho comigo nunca retornaram ao grupo. Simplesmente saíram sem dar satisfação ao grupo ou a mim . Trabalhei esta perda sozinha e as elaborei com os usuários. Os trabalhos de bioenergética ficaram parados durante um ano. E após a minha insistência e de alguns usuários conseguimos que o piso fosse revestido com um carpete emborrachado . Devemos isto a um rapaz que trabalhou na unidade , nas emissões de APACs. Devido as sua entradas políticas e parentescos com a cúpula do poder da cidade , ele consegui a verba para restaurar a sala de bioenergética. E retomei solitariamente os grupos de Bioenergética.
Clareando a sala de bioenergética foi construída através de uma reforma das salas exteriores ao prédio principal da unidade . Esta reforma foi realizada numa ação conjunta de usuários, alguns técnicos e trabalhadores do serviço geral . Demoramos 8 meses para dar cabo da missão. Utilizamos recursos próprios e de doação da comunidade. A reforma possibilitou que hoje exista: A sala de Bio, a de Pintura, o Almoxarifado e posteriormente o Salão de Beleza. Antes eles eram depósitos de entulhos, doações de alimentos que ficavam espalhados pelo chão.
Meses depois, uma trabalhadora do serviço geral, me contou o que aconteceu no dia da lavagem da sala: “ Nós estávamos lá , dando um perdido e nos avisaram por celular que a chefe estava vindo nos procurar , ai resolvemos lavar a sala para limpar a nossa barra. A idéia surgiu de uma das técnicas . E a sala foi lavada com baldes e enxaguamos com mangueira d’água. Não foi por coincidência ou pelas razões apresentadas em reunião que nunca retornaram ao grupo e encararam de cara os usuários que freqüentavam o grupo.
Nesta época tinha acabado de separar-me, o meu casamento havia terminado com uma exposição publica de minhas vidas e das dificuldades que enfrentava. A falência financeira foi tamanha que faltava comida em casa, parei de fumar na época, pois não tinha dinheiro para sustentar o meu vicio! E não tinha condições e nem forças para denunciar sozinha a ocorrência. E hoje vejo que a denuncia seria infrutífera. Estaria falando sozinha.
Relembro estas passagens, pois as mesmas são encadeamento de como funciona aquele sistema até agora. É o mesmo nada se alterou.
Por outro lado ele me faz criar forças, eu sozinha fui reconstruindo a minha vida e meu espaço profissional lá dentro. Passei a trabalhar sozinha nos grupos de Bioenergética durante anos. E me isolei em meu trabalho. Sempre quem referendou e valorizou o meu trabalho foram às pessoas a quem cuidei. Nos últimos dois anos e meio, voltei a compor com os outros técnicos. E ao acordar hoje pela manhã me veio claramente na mente: Você compôs dentro dos campos deles, eles nunca compuseram dentro do seu campo. Mesmo durante o período em que tive companhia no grupo de Bio , foi durante só um período e o trabalho encerrou-se pela metade. “O regente da Pele” nunca saiu do papel. Só eu e os usuários ficamos esperando na época pela sua continuidade. Então qual é o objetivo em retornar a trabalhar como técnica naquele local.
Vejo que a necessidade é somente eu compor com o outro, atender as demandas que os outros psicólogos e técnicos não o fazem. Em minhas 30 horas de jornada de trabalho, atendia a 3 grupos de psicoterapia sozinha, a grupo de referencia, a duas oficinas terapêuticas com parcerias, atendimentos individuais, um grupo de medicação, grupo externos, viagens com usuários, um plantão compartilhado de 12 horas, e ainda participava de passagens de plantão, e grupos de QUALICAPS.
Não existe o espaço que desejo para o meu trabalho e neste sistema não adianta ficar cavando. As minhas falas, ações e avaliações não são compartilhadas, pois estou a um tempo adiante do que as pessoas estão.
Toda essa vivência, as dificuldades passadas e presentes que apontam que não importa os momentos de crise em minha vida, eu tenho garra e energia para superá-las.
Estou ansiosa, pois o tempo de retorna das férias se aproxima e terei que decidir em breve. E no meu interior e nas minhas carnes não existe vontade de retornar aquele local. A realidade e as obrigações assumidas me mostram outra face. É lógica que terei que voltar lá, e tenham certeza isto será um sacrifício imenso.
Avalio o meu crescimento nestes anos e sou grata aos usuários, familiares e a poucos amigos que tenho hoje lá. E amigos sempre serão poucos, realmente nos os contamos em nossas mãos. E na minha vida deixo amigos e tenho usar os vintes dedos que possuo no corpo para contá-los. Uma dádiva realmente. Só que a sensação visceral que restou do sonho de ontem a noite vem revelar-me : “ NÃO HÁ ESPAÇO PARA SEU TRABALHO NAQUELE LUGAR?” ..”INSISTIR PARA QUE? “...”CONTINUAR TRABALHANDO E CRIANDO TANTO SOZINHA?”... “ PARA QUE ENFRENTAR E GASTAR ENERGIA EM PERMANECER LÁ?”...
Não encontrei uma resposta plausível que respalde o meu retorno enquanto técnica naquele lugar! Alguns colegas de lá dizem, que não vão para outras unidades de saúde porque gostam de trabalhar com a psicose. Não é meu caso eu não trabalho com patologia e sim com pessoas! Não me importa a patologia que eles apresentem!
A sensação agora não é boa, vislumbro o que terei que enfrentar em fevereiro/09 .
Como gestora é impossível, não basta ser só gestora dos usuários, dos familiares e dos fóruns coletivos, terei que ser gestora da equipe e hoje são poucas pessoas dessa lista que nutro respeito. Infelizmente não alcancei o grau de compaixão necessária para ter outros sentimentos em relação a eles .
Agora , retorno a reedição dos últimos textos , embora estou ansiosa pelo momento de cremá-los.

TÍTULO : Solitude - Morada d'alma
Ontem estive na primeira aula do Curso de Formação de Gestores em Saúde, e lá encontrei reafirmações do que tenho experienciados. E foi além, percebi que minhas ações estão fundamentadas não só no Sistema Único de Saúde , SUS, como em diretrizes de muitos pensadores do assunto relacionado a gestão e o poder.
O que me deixo além de feliz , com a consciência tranqüila. Apesar de saber que as pessoas que estão próximas não compreendem as minhas ações! Questão de tempo , acredito que um dia enxergaram as minhas ações sob outro prisma.
Duas frases do palestrante, foram interessantes:
- O poder é solitário!
A solidão do poder esta estruturada no pensamento capitalista e nos conceitos de dominação, nas ações que visam manter as regalias e a ideologia de grupos.
Nestes dias tenho observado os movimentos escusos e sorrateiros de certos grupos que desejam assumir o poder no ano vindouro. Este movimento esta alicerçado, segundo essas pessoas, nas boas intenções. Visando os próprios interesses e os da comunidade. Estas ações estão estrutura sistemicamente nos mesmos conceitos que eles tanto criticam e que fazem referencia nortear as ações do atual poder.
O ser humano neste sentido é completamente alienado e possui pouca auto critica de suas ações.
Estou mais amena nestes últimos dias, e não nomeando essas ações de perversas e sim de alienadas.
A solidão do poder só esta presente quando o sistema se estrutura nos valores sociais do patriarcado!
- Um sistema baseado na cooperação, no compromisso, no comprometimento e na autogestão, depende do amadurecimento e valores do grupo , eles não diretrizes a serem implantadas e se reafirmam com o tempo.
Plantei as sementes deste sistema, agora cabe as pessoas que permaneceram a regá-las, nutri-las . A minha parte eu fiz, e os frutos desta colheita não me pertencem. Estão para serem desfrutados pelo coletivo.
Então não devo patenteá-los!!
- Se quiser perder um amigo, vire chefe dele!
eheheh, não carece comentar a frase.
Namastê
29/11/08 por Rô666 às 22 h


TÍTULO : CODIFICANDO...DESCODIFANDO
A IMAGEM CARREGA EM SI OS TRES MUNDO E NÃO PALAVRA QUE A DECODIFIQUE...SÓ HÁ O MANTRA

30/11/08 POR BAGALA ÀS 10 H

TÍTULO : Festa no céu -ZUMBIS disfarçados de ANJOS
CAZUZA & GAL COSTA
BRASIL

Este texto ta “rolando” nas mensagens eletrônicas. Sua autoria é desconhecida, mas ele é muito perspicaz quanto ao comportamento e a índole humana.
Ao ler deparei com o insights, e obvio , com as devidas diferenças , fiz uma analogia ao que foi a intenção de minhas ações como gestora durante este “longos”, “intensos” meses .
Ele é uma brilhante analise da situação e de como chego emocionalmente ao final dela. Com uma única diferença eu não vou ser internada com uma “crise de nervos”, mas a Roseli que acreditava ingenuamente no “melhor” do “ser humano”, morreu ontem.
O que é um desperdício, embora uma Centelha ainda sobreviva e acredita que deve existir em outros espaços, pessoas e grupos que possam viver e relacionar-se norteando em outros valores e ações menos destrutivas . E pessoas que não se acovardem diante da perversidade e hipocrisia . Que não só olhe para próprias conveniências de seus umbigos.
Deixo aqui os meus votos para que todos envolvidos possam um dia viver situações parecidas com as minhas. E façam ai valer no concreto suas analises, criticas e soluções. De minha parte estou contente, satisfeita com que consegui realizar. As situações são de ordem diversas e complexas e que tive que segurá-las-á a unha, para que a tarefa acordada com todos no inicio de minha gestão foi levada adiante e mesmo quando fiquei sozinha, não nas ações das tarefas , mas no rompimento implícito do acordo firmado. Eu continuei, denunciando e cobrando, pois não sou hipócrita. Mesmo assim dei liberdade de expressão a todos independente de suas ações e boicotes. Não para ser boazinha, bobinha e sim porque isto é uma forma de estar, viver no mundo! Eu sou diferente dessas pessoas e não vou me utilizar de seus recursos, senão tornarei- me semelhante a elas. E ai começaria a me desprezar. Muitos indivíduos não tiveram o mesmo comportamento perverso , no entanto ficaram assistindo da arquibancada e analisando as jogadas, criticando e onipotentemente encontrando saídas. Esta analise, são ouro-empafia, que revestem egos narcíseos. Apenas alguns permaneceram ativos em suas ações e ao acordo firmado anteriormente.Pessoas as quais tiro o chapéu e servindo de incentivo-força-potência para chegar viva ao final da missão acordada. Nunca entendi que o acordo firmado foi comigo enquanto pessoa e sim com a gestão compartilhada. A gestão compartilhada não saiu de minha cabeça, e sim de um acordo grupal. Era cria-desejo grupal. O que fazemos com nossas gestações quando elas nascem , as chutamos , pisamos, renegamos. Será porque qualquer cria pequena demanda cuidado, envolvimento, compromisso e dá muito trabalho? Nos tira da acomodação de nossos "umbigos"!
Não sei como este grupo sobreviverá, ele necessita de pessoas autoritárias, centralizadoras, OU O Pior : OUTRO EXTREMO. PESSOAS QUE ASSUMAM OS COMPROMISSOS SÓ DE FACHADA, E QUE A TODA MOMENTO REVEJAM AS POSTURAS SEGUNDO O “VAI DA VALSA” – É NATURAL NÃO É MESMO O SER HUMANO CORRER PARA SALVAR A PROPRIA PELE EM PRIMEIRO LUGAR.E QUE SE DANE OS COMPROMISSOS FIRMADOS ANTERIORMENTE. NA EMINENCIA DA PERDA DA BATALHA, ENTREGAM OS COMPANHEIROS NUMA BANGEJA E COM UMA MAÇA NA BOCA!!!

É MANASTÊ
A CORAGEM E AO MEDO
SÓ QUEM TEM A DIMENSÃO DE SEU MEDO
CONSEGUE SER CORAJOSO

Aqueles que já tiveram o prazer de organizar uma Festa de Final de Ano na empresa - entenderão esta Diretora de RH.
Patrícia Gomes - Diretora de Recursos Humanos
COMUNICADO PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS.
Data: 01 de dezembro
Assunto: Festa de Natal
Tenho o prazer de informar que a festa de Natal da empresa será no dia 23 de dezembro, com início ao meio-dia, no salão de festas privativo da Churrascaria Grill House. O bar estará aberto com várias opções de bebidas.
Teremos uma pequena banda tocando canções tradicionais de natal... Sinta-se à vontade para se juntar ao grupo e cantar! A árvore de Natal terá suas luzes acesas às 13:00. A troca de presentes de amigo secreto pode ser feita a qualquer momento, entretanto, nenhum presente deverá exceder R$20,00, a fim de facilitar as escolhas e adequar os gastos a todos os bolsos.
Boas festas para vocês e suas famílias,
Patrícia
_____________________________________________________________________

Patrícia Gomes - Diretora de Recursos Humanos

COMUNICADO PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS.
Data: 02 de dezembro
Assunto: Festa de Natal

De maneira alguma nosso memorando de 01 de dezembro pretendeu excluir nossos funcionários judeus! Reconhecemos que o Chanukah é um feriado importante e que costumam coincidir com o Natal, mas isso não aconteceu este ano. De qualquer forma, passaremos a chamá-la de "Festa de Final de Ano". A mesma política se aplica a todos os outros funcionários que não sejam cristãos e àqueles que ainda celebram o Dia da Reconciliação.
Não haverá árvore de Natal. Nada de canções de natal nem coral. Teremos outros tipos de música para seu entretenimento.
Felizes agora?
Boas festas para vocês e suas famílias,
Patrícia

____________________________________________________________________
Patrícia Gomes - Diretora de Recursos Humanos
COMUNICADO PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS.
Data: 03 de dezembro
Assunto: Festa de Natal
Com relação ao bilhete que recebi de um membro do Alcoólicos Anônimos solicitando uma mesa para pessoas que não bebem álcool... você não assinou seu nome! Fico feliz em atender ao pedido, mas se eu puser uma placa na mesa "Exclusivo para AA", vocês não serão mais anônimos... Como faço então?
Nenhuma troca de presentes será permitida, uma vez que os membros do sindicato acham que R$20,00 é muito dinheiro e os executivos acham que $20,00 é muito pouco para um presente.
NENHUMA TROCA DE PRESENTES SERÁ PERMITIDA, certo?
Patrícia
______________________________________________________________________
Patrícia Gomes - Diretora de Recursos Humanos
COMUNICADO PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS.
Data: 07 de dezembro
Assunto: Festa de Natal
Eu não sabia que no dia 20 de dezembro começa o mês sagrado do Ramadan para os muçulmanos, que proíbe comer e beber durante as horas do dia.
Talvez a Churrascaria Grill House possa segurar o serviço de bufê até o fim do dia - ou então, embalar tudo para que vocês levem para casa nas marmitas. O que vocês acham disso?
Novidades: neste meio tempo, consegui que os membros dos Vigilantes do Peso sentem o mais longe possível do bufê de sobremesas; as mulheres grávidas sentem-se o mais perto possível dos banheiros; teremos assentos mais altos para pessoas baixas e comida com baixa-caloria estará disponível para os que estão de dieta.
Nós não podemos controlar a quantidade de sal utilizada na comida.
Desta forma, sugerimos para estas pessoas com pressão alta provar o gosto primeiro. Haverá frutas frescas de sobremesa para os diabéticos. O restaurante não dispõe de sobremesas sem açúcar.
Nossas profundas desculpas.
Esqueci de alguma coisa?
Patrícia
___________________________________________________________________

Patrícia Gomes - Diretora de Recursos Humanos
COMUNICADO PARA TODOS FILHOS DA PUTA QUE TRABALHAM NESTA EMPRESA.
Data: 08 de dezembro
Assunto: Festa de Natal DO CARALHO
Vegetarianos!?!?!??! Sim, vocês também tinham que dar sua opinião de bosta ou reclamar de alguma coisa!!! Nós manteremos o local da festa na Churrascaria Grill House; quem não gostar, foda-se! Então, como alternativa, seus porras.vocês podem sentar-se quietinhos na mesa mais distante possível da tal "churrasqueira da morte" - como vocês se referiram de forma bastante depreciativa ao utensílio. E vocês terão também sua mesa de saladas de merda, incluindo tomates hidropônicos da casa do caralho & arrozinho grudento pra comer de pauzinho. Aqueles que, naturalmente, ainda não gostaram, podem enfiar tudo no .........
Ah, espero que vocês todos tenham uma bosta de festa de final de ano!
E que dirijam muito, muito bêbados e morram todos, todinhos esturricados por aí.
Escutaram?
Att.. Eu, a vaca, diretamente da Puta que o Pariu
______________________________________________________________________

Dr. Pacheco - Diretor de Recursos Humanos INTERINO
COMUNICADO PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS.
Data: 10 de dezembro
Assunto: Patrícia Gomes e Festa de Final de Ano
Tenho certeza que falo por todos desejando à Patrícia um rápido restabelecimento da sua crise de stress.
Por conta deste fato, a diretoria decidiu cancelar a Festa de Final de Ano e dar folga remunerada para todos na tarde do dia 23 de dezembro.
Boas Festas,
Dr. Pacheco
06/12/08 POR RÔ666 ÀS 21:30H

Nenhum comentário: