CANTÃO DE BORACEIA - FOTO ROSELI JAN/10 - AONDE RESIDE O MEU CORAÇÃO

O DASA MAHAVIDYA ENTRA NUM FLUXO DE REEDIÇÃO.AO RELER VÁRIOS ESCRITOS AQUI POSTADOS, FICO PASMA E ENVERGONHADA. TOMO CONSCIÊNCIA DA DIMENSÃO DE MINHAS FACETAS DE MULHER. ALGUMAS BRILHANTES , OUTRAS TENEBROSAS.ENFIM PRESERVO AS TENEBROSAS, POIS NINGUÉM FOGE DO QUE É. E QUEM SABE AO REMEXER NESTES CASTELOS DE AREIA, EU ENFIM CONSIGA SARAR AS MINHAS FERIDAS.



QUANDO ALGO DEIXA DE EXISTIR ....NÃO HÁ O QUE DESCREVER....RESTA A LEMBRANÇA....QUE CADA UM PRESERV

QUANDO ALGO DEIXA DE EXISTIR ....NÃO HÁ O QUE DESCREVER....RESTA A LEMBRANÇA....QUE CADA UM PRESERV

DASA MAHAVIDYA - KAMLA

O DASA MAHAVIDYA
livro de areia
atemporal
tal qual as minhas lembranças.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

LIVRO DE AREIA - CAPITULO 9




INTRODUÇÃO

QUANDO PENSEI EM REEDITAR O DASA MAHAVIDYA A PRINCIPIO ERA UMA AÇÃO DE ARRUMAR O CAOS QUE ESTE BLOG ENCONTRAVA-SE. AO ENTRAR EM CONTATO COM 600 E POUCAS POSTAGENS SURGE A VONTADE DE EDITADÁ-LO COMO UM LIVRO DE AREIA.
NOVAMENTE PENSO EM SÓ AGRUPAR OS MARCADORES DE RETALHO DE COBERTOR E COBERTOR DE RETALHOS, E ASSIM INICIOU-SE A TAREFA. AO LER OS TEXTOS FUI TECENDO COMENTÁRIOS , QUE A PARTIR DE AGORA SERÃO INTRODUÇÕES A CADA PARTE.
O VENTO SOPROU SOBRE A AREIA E REMOVEU SUAS CAMADAS . ASSIM É UM LIVRO DE AREIA, MUTÁVEL, SEMPRE MUTÁVEL EM RAZÃO DAS FORÇAS NATURAIS QUE ATUAM SOBRE O MOMENTO.
ESPERO NÃO CAUSAR INCOMODOS COM AS EDIÇÕES, QUE NÃO SERÃO MAIORES QUE AS ANTERIORES CAUSARAM . EMBORA ACREDITE QUE SÓ PELA ORDEM DAS COINCIDÊNCIA ALGUMAS PESSOAS TOMARAM CONTATO COM ESTES ESCRITOS. ESTE UNIVERSO É INTERESSANTE , POR UM LADO TÃO PUBLICO E POR OUTRO VELADO.
POUCOS SÃO OS QUE HOJE SE INTERESSAM POR ESTE BLOG , E SÓ CURSOS DOS ARES DO DESTINO ELE CHEGARÁ A ALGUNS E PODERÃO CAUSAR INCOMODOS AS REEDIÇÕES. EMBORA ELAS SEMPRE ESTIVERAM AI PARA SEREM RELIDAS A QUALQUER MOMENTO E A QUALQUER UM.
ESTOU REESTRUTURANDO OS RUMOS DE MINHA VIDA, E SINTO QUE VENTOS SUAVES TOCAM O MEU DESTINO. TALVEZ SERIA PRUDENTE NÃO MEXER NISSO AGORA, MAS AS TEMPESTADES SOCIAIS E POLITICAS JÁ SE FORAM , PELO MENOS NO TERRITÓRIO QUE OCUPO.
NAS ESFERAS PROFISSIONAIS CONFECCIONEI UM RELATÓRIO DE MAIS 70 PAGINAS SOBRE O PERÍODO DE MINHA GESTÃO. QUANDO ME INDAGARAM O PORQUÊ TAL EMPENHO E DESGASTE, QUANDO NINGUÉM ESTAVA FAZENDO MESMO. RESPONDI : “ EU NÃO ESTIVE BRINCANDO DURANTE ESTE MESES , FOI O TRABALHO QUE REALIZEI “... “ E O QUE FIZ PARA MIM FOI IMPORTANTE”...”EU RECONHEÇO E ME ORGULHO DE MEU TRABALHO”. O MESMO ACONTECE COM O DASA MAHAVIDYA, A ELABORAÇÃO DESTE BLOG CONTA A MINHA HISTÓRIA , A MINHA TRAJETÓRIA DE VIDA , AS MINHAS BUSCAS, SABORES E DISABORES. E QUEM LÁ DESEJE ME CONHECER É SÓ LER ESTE LIVRO DE AREIA.
AO IR COMPONDO ESTE CAPITULO, FIQUEI IMPACTADA PELO GRAU DE ADOECIMENTO E SOFRIMENTO POSTADO NESTAS PAGINAS ONLINE, PELA SOLIDÃO E AO MESMO TEMPO PELA GARRA NA BUSCA DA INTEGRAÇÃO. E O ESTOU REEDITANDO NUMA FORMA MUTÁVEL, USO COMO MATERIA A AREIA E NÃO O TECIDO (COBERTOR). NÃO TENHO AINDA MUITO CLARO AS RAZÕES INTERNAS DESTA ESCOLHA, MAS SEI QUE AOS POUCOS ELA IRÁ TOMANDO FORMA.
TAL QUAL A FORMAÇÃO DAS “ROSAS DO DESERTO” , MAGNIFICAS DRUSAS FORMADAS ATRAVÉS DA CRISTALIZAÇÃO DOS GRÃOS DE AREIA.



Quinta-feira, 27 de Dezembro de 2007
TÍTULO : CRIAS DA PAIXÃO

Será que quando um ano se esgota !De alguma forma morremos um pouco?Deparo-me com meu cansaço neste últimos dias de 2007. Será que estou morrendo um pouco também?Os frutos da vida nascem dos sonhos. Os sonhos dos desejos.Será que estou me atrevendo a desejar?Ou será que só estou cansada ?Cansaço que vem do mergulho na impossibilidade !Meu trabalho é navegar na impossibilidade de vida dos outros.E dentro da impossibilidade surge o enlouquecer.Luta pela sobrevivência, viajar a outros universos na procura de vida.Desejar, operar vida na impossibilidade de gerar vida na cronicidade institucional.Drena as minhas energias ! Que hoje já não tão vigorosas!!!Mais é meu mundo, minha missãoMinha missão é minha paixão.Paixão é estar mergulhada e em comunhão com o objeto amado.Não entendo ainda ! Mais este ano tem gosto de coito interrompido.Aonde o gozo é vivido através da imagem do que teria sido e não foi!Espero estar enganada .... E apenas cansada, entretanto a frustração também faz parte da vida.Pode parecer estranho mais é a emoção que nos liberta das garras da amargura de venerar desejos impossíveis.Amanhã completo 20 anos de trabalho no serviço publico no setor da saúde mental, e dez anos de trabalho como psicologa dentro do NAPS II. Acompanhei evolui dentro dos novos saberes, aceitei o desafio e vi a construção do sonho e hoje observo a sua desconstrução.Neste processo me descarnei, me despedacei e me costurei.Perdi o medo da loucura, pois rolei e transei com ela .Despi das mascaras egoicas profissionais , defesas diante do medo do fracasso, passei o bastão do poder e encontrei a potência que reside nas ações transdisiciplinares .Diante de tanto escrotismo das ações políticas camufladas , que são marcas , cicatrizes desde momento. Pertenço a raça dos guerreiros dos anos 70 que desejaram, sonharam e lutaram em prol de dias melhores e mais justos!!! Uma companheira de jornada destes últimos anos refere-se que após a morte de uma usuária , de sua referência, sentiu que nela também algo tinha morrido, uma parte sua morreu com esse falecimento. Só que não conseguia identificar o que morrerá. “Nestes últimos dias me confidencia que descobriu o que morreu, e diz : ” - Ao envelhecer perdemos o sonho, com a morte dela percebi que o que morreu em mim foi o sonho".Reporto-me a dois instantes de minha vida um de desejo e outro de sonho".Sim ! São dias, a nível nacional, que alguns se deparam diante dos desejos... Sonhos... e olhamos estupefatos diante de nossa criação/criatura nati morta em estado de decomposição em que ao mesmo tempo em que escuta de "alguns" falas extasiadas de gloria : " - olha a "criatura" ela respira, ri, chora e se alimenta!!!"A constatação da companheira feriu-me o peito, pois no fundo compartilho de sua dor .E como a minha sina é guerrear e meu campo de batalha e na construção de meu trabalho no dia a dia . Já não mais suportando o peso de empunhar a minha espada , busco força e inspiro e vou para novos passos de desejos , sonhos e criações ... Componho nestes dias momentos de avaliações e propostas de novas ações para 2008. Constato as sementes que germinaram e os cuidados a serem dispensados à planta que rompe a terra! Ai esta a construção da comunhão de vários desejos.... sonhos....cria grupal .... parida por todos... nutrida por vários seios.Com a cria nas mãos ...fico a olhar... depois de todo trabalho... vem a impossibilidade da realização ditada por uma instituição que propõe gastar o tempo real- útil de nossas ações de criação em horas inférteis de devaneios denominados de "CAMPO ETERNO DE REUNIÕES DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO"... "QUE NUNCA SÃO IMPLANTADOS ".E parte do que se sonhou é abortado!!! Fico a me perguntar assustada , terei força , energia vital para superar tantas hemorragias?Agarro-me agora a esperança de crer no postulado, que já vivencie e presenciei, que diz :A evolução não ancorou desenhando uma linha reta e ascendente . O crescimento se processa em elipse e desta maneira antes do salto quântico evolutivo acontece um retrocesso. Aonde energeticamente metabolizamos o antigo e o novo , assim ganhando força para que o novo irrompa. E as novas etapas possam se enraizar.E movida das energias da esperança, uma paixão triste que nos remete as impossibilidades, como refere-se um grande amigo aos sentimentos de ter esperanças.Espero desta forma que o desejo da adolescente pobre aos 15 anos , que sonhou em ser psicóloga e trabalhar , pesquisar e tratar da esquizofrenia; da universitária que desejou ...sonhou e engajou -se nas lutas anit-manicomiais; da jovem entusiasta que mergulhou no fronte desta missão; da mulher que optou em permanecer no fronte e lá construir sua morada. Deixando de lado o caminho da gloria .Pulsa,hoje, forte ainda esta menina... Esta jovem ... Esta mulher e quando o peso da espada é por demais , entre lagrimas sinto os desejos ... os sonhos... e o choro alto de minha cria... e que mãe que abandona tua cria? E vejo que hoje meu sonho não pode morrer... ele já não é sonho é cria!Apesar de não ter o reconhecimento do que criei nestes 20 anos... Pois nossa cultura não valoriza e não reconhece crias da paixão...a minha voz carregada da sabedoria destes anos ecoam, oca por entres os corredores acadêmicos ocos..Fica forte o sorriso daqueles que cruzaram o meu caminho profissional e no seu abraço afetuoso esta todo reconhecimento de que necessito e que glorifica estes 20 anos de exercício profissional.Namastê POSTADO POR ROSE666 ÀS 19:48
MARCADORES: RETALHO DE COBERTOR
2 COMENTÁRIOS:
Andre miolo disse...
Puxa vida, que coisa mais linda essas palavras Roseli. Elas simplesmente PULSAM!
Estou feliz hoje, pela 1a. vez em 10 anos de trabalho, reconheço como é importante a gente poder parar e rever o que fizemos durante o ano através de uma a'cao amplamente cuidada e cuidadosa. fico a me perguntar nessas horas, que talvez essa observação sua, de observar a cria(a'cao) grupal tem um tanto de possibilidades. Durante a viagem de volta tb fiquei me perguntando se teríamos pernas para tantas "novidades" ou se não seria melhor mergulharmos num jeito menos de faze'cao e refinarmos aquilo que fizemos a la nossa maneira durante esse ano que passou.
hoje sentia quando vc comentava meio que brincando dos anos de serviço prestado, que ali havia uma profissional bastante empenhada em seu trabalho.
QUERO DESEJAR A VC UM 2008 CHEIO DE ACONTECIMENTOS BONS E POTENTES, CHEIO DE PARCERIAS, CHEIO DE SAUDE, PAZ, FORCA E LUZ!!!!!
NAMASTE
ANDRE
27 DE DEZEMBRO DE 2007 22:52
Rose666 disse...
Sabe é pela potência destas palavras... Do seu jeito este grande amigo nunca me deixa só aqui..sempre tem algo a dizer..
E isto me torna mesmo solitária nesta jornada virtual.... Que deixo claro que aqui pulsa um coração de um embrião.... Dasa Mahavidya esta viva...e vive fora do meu controle.
Namastê
Meu querido
Pela oportunidade de criarmos juntos.
Roseli
28 DE DEZEMBRO DE 2007 20:21

SEM TÍTULO

DOMINGO, 30 DE DEZEMBRO DE 2007
Encerrei 2007 falando dos desejos e sonhos e de suas crias .
E Dasa Mahavidya foi uma mais importante cria deste ano.
Algumas vezes recebi comentários verbais sobre Blog e não sei por quê
não os postaram?
Entre todos os comentários permanece a critica sobre a intensidade e intimidade com a qual falo.
Parece que existe uma regra que nasce do medo de serem públicos os nossos sentimentos, incertezas e amarguras .
Quando comecei a escrever aqui estava apavorada, com o medo da reprovação e da avaliação de meus afetos , apavorada em ficar nua! E sem controle sobre a opinião pública, fosse ela velada ou não.
Estes medos foram dando lugar à coragem .
E ainda bem que a coragem foi se dissipando.
E hoje não mais existe.
Pois a coragem só existe no medo.
Inicio 2008 afirmando que o teor deste Blog seguirá. É o seu cotidiano.
Cotidiano que iniciou e revelou-se afora este universo virtual.
E seguirá no mundo real este novo ano adentro.
Todo processo meditativo manifesta-se no real.
E assim processa-se Dasa Mahavidya em mim.
Amigo hoje não camuflo tanto o que sou.
Muitas vezes incoerente em minhas ações .
Ainda bem, pois a cada dia torno-me mais humana!
Aceito mais a humanidade em mim e no outro!
Com isto torno-me mesmo hipócrita e mesmo vingativa .
Descobri a vingança nasce da hipocrisia,
Da frustração e da negação da não aceitação dos desejos,
Não do outro , no fundo dos nossos íntimos desejos.

Revendo Victor Hugo , encontro "Desejos" e faço de suas palavras os meus votos aos visitantes de Dasa Mahavidya para 2008.


Desejo
Victor Hugo
Desejo primeiro que você ame,
E que amando, também seja amado.
E que se não for, seja breve em esquecer.
E que esquecendo, não guarde mágoa.
Desejo, pois, que não seja assim,
Mas se for, saiba ser sem desesperar.
Desejo também que tenha amigos,
Que mesmo maus e inconseqüentes,
Sejam corajosos e fiéis,
E que pelo menos num deles
Você possa confiar sem duvidar.
E porque a vida é assim,
Desejo ainda que você tenha inimigos.
Nem muitos, nem poucos,
Mas na medida exata para que, algumas vezes,
Você se interpele a respeito
De suas próprias certezas.
E que entre eles, haja pelo menos um que seja justo,
Para que você não se sinta demasiado seguro.
Desejo depois que você seja útil,Mas não insubstituível.
E que nos maus momentos,
Quando não restar mais nada,
Essa utilidade seja suficiente para manter você depé.
Desejo ainda que você seja tolerante,
Não com os que erram pouco, porque isso é fácil,
Mas com os que erram muito e irremediavelmente,
E que fazendo bom uso dessa tolerância,
Você sirva de exemplo aos outros.
Desejo que você, sendo jovem,
Não amadureça depressa demais,
E que sendo maduro, não insista em rejuvenescer
E que sendo velho, não se dedique ao desespero.
Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor e
É preciso deixar que eles escorram por entre nós.
Desejo por sinal que você seja triste,
Não o ano todo, mas apenas um dia.
Mas que nesse dia descubra
Que o riso diário é bom,
O riso habitual é insosso e o riso constante éinsano.
Desejo que você descubra,
Com o máximo de urgência,
Acima e a respeito de tudo, que existem oprimidos,
Injustiçados e infelizes, e que estão à sua volta.
Desejo ainda que você afague um gato,
Alimente um cuco e ouça o joão-de-barro
Erguer triunfante o seu canto matinal
Porque, assim, você se sentirá bem por nada.
Desejo também que você plante uma semente,
Por mais minúscula que seja,
E acompanhe o seu crescimento,
Para que você saiba de quantas
Muitas vidas é feita uma árvore.
Desejo, outrossim, que você tenha dinheiro,
Porque é preciso ser prático.
E que pelo menos uma vez por ano
Coloque um pouco dele
Na sua frente e diga "Isso é meu",
Só para que fique bem claro quem é o dono de quem.
Desejo também que nenhum de seus afetos morra,
Por ele e por você,
Mas que se morrer, você possa chorar
Sem se lamentar e sofrer sem se culpar.
Desejo por fim que você sendo homem,
Tenha uma boa mulher,E que sendo mulher,
Tenha um bom homem
E que se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes,
E quando estiverem exaustos e sorridentes,
Ainda haja amor para recomeçar.
E se tudo isso acontecer,
Não tenho mais nada a te desejar.
Namastê

01/01/2008
POSTADO POR ROSE666 ÀS 22:23
MARCADORES: MEDITAÇÃO

SEM TITULO

Quando um ano surge, renascemos um pouco
Lembranças de esperanças
E qual vida madura
Desnudada de ilusões
Não necessite de um pouco de magia
Realimentando meninas internas
Repletas da temosia infantil
Dos desejos por viver
Lá quando o sol rasga de mansinho a madrugada
Morra a menina de pés descalços
POSTADO POR ROSE666 ÀS 10:51

COMENTÁRIO:
E AI INICIA-SE 2008ROSELI – 12/01/09

Nenhum comentário: